Equipe médica evita antecipar se Bolsonaro está liberado para debates

Avaliação clínica ocorreu na manhã de hoje

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O candidato pelo PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, passou por uma avaliação médica na manhã de hoje, com a equipe do Hospital Albert Einstein, que durou pouco mais de um hora e meia. A assessoria do candidato divulgou uma nota informando que Bolsonaro apresentou evolução clínica e nutricional, mas não deixa claro se ele pode voltar às atividades normais, nem se vai participar de debates na campanha de segundo turno.

A expectativa é de que a partir da avaliação, Bolsonaro defina participação em pelo menos dois confrontos com o adversário Fernando Haddad, do PT, e eventuais viagens fora do Rio de Janeiro.

Em outra nota, divulgada no início da tarde, a equipe médica informou que exames de imagem e laboratoriais se mostraram estáveis, que o deputado registra boa evolução clínica e nutricional e teve melhora da composição corpórea, embora o quadro siga exigindo suporte nutricional e fisioterapia. “Ainda permanece como fator limitante relativo a presença da colostomia”, salienta o comunicado.

A avaliação é dos médicos Antônio Luiz Macedo, cirurgião que operou o candidato em São Paulo no dia 12 de setembro, e Leandro Echenique, cardiologista da equipe. Ambos deixaram a casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, sem falaram com a imprensa.

A cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia está prevista para ser feita a partir do dia 12 de dezembro e requer duas semanas de recuperação.

Por volta das 10h30min, Bolsonaro recebeu a visita do candidato ao governo de Roraima Antônio Denarium (PSL). Na saída, ele disse que a conversa girou em torno do ingresso de imigrantes venezuelanos no Brasil.

Bolsonaro recebeu alta em 29 de setembro depois de passar 23 dias hospitalizado após ser atingido com um golpe de faca durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG) no mês passado.