São Paulo vai para o segundo turno entre Doria (PSDB) e França (PSB)

Ex-prefeito disputa cargo com o atual governador

Depois de muita disputa em torno do segundo lugar, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) concorrerão ao comando do estado de São Paulo no segundo turno. Com 99,99% das urnas apuradas, Doria está com 32,20% e França, com 21,83%.

Fernando Skaf (MDB) ficou em terceiro, com 21,38%. Em quarto, ficou o petista Luiz Marinho, com 12,83%.

João Doria é ex-prefeito de São Paulo, eleito em 2016. Aos 58 anos, é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, é dono de um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.

Márcio França, atual governador do estado de São Paulo, é advogado e professor, foi vereador, prefeito, deputado federal, secretário de estado e vice-governador. Nasceu em Santos em 23 de junho de 1963. Começou carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito de Santos. É filiado há 30 anos ao PSB, único partido do qual participou.

França foi eleito vereador por dois mandatos em São Vicente (1989-1996). Em 1997 foi eleito prefeito e, depois, eleito e reeleito deputado federal (2007 a 2014). Também foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin (PSDB) e vice-governador. Assumiu o estado com a saída de Alckmin para disputar a eleição presidencial.