Inflação em Porto Alegre sobe 0,57% em setembro, diz IBGE

Índice ficou acima da média nacional que fechou o período em 0,48%

Porto Alegre foi a quinta capital com maior variação do IPCA em setembro | Foto: Joel Vargas / PMPA / CP

Com o aumento da inflação acima da média nacional, Porto Alegre fechou o mês de setembro com variação de 0,57% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístca (IBGE).

De acordo com o levantamento, Porto Alegre é a quinta capital com maior inflação, empatada com Curitiba, e atrás de Brasília (1,06%), Vitória (0,88%), São Luís (0,72%) e São Paulo (0,61%).

O IPCA nacional fechou o mês com aumento de 0,48%, o maior para um mês de setembro desde 2015, quando o IPCA registrou 0,54%. Dos nove grupos de serviços pesquisados pelo IBGE, sete apresentaram alta no período: o setor de alimentação e bebidas, de habitação, de artigos de residência, de transportes, saúde e cuidados pessoas, despesas pessoais e educação. Os únicos que tiveram redução foram o de vestuário e comunicação.

O setor que apresentou maior inflação foi o de transportes, com aumento de 1,69%, após apresentar queda de 1,22% em agosto. Segundo o IBGE, os transportes tiveram maior variação para setembro desde a implantação do plano real em 1994.

O que mais contribuiu para o aumento dos preços no setor de transporte foi o combustível que, após apresentar queda de 1,86%, aumentou 4,18% em setembro. A gasolina teve variação de 3,94%, o etanol de 5,42% e o óleo diesel de 6,91%. A passagem aérea teve aumento de 16,81% e também colaborou para o crescimento da inflação nos transportes.