Polícia investiga morte de bebê de um ano em creche de São Leopoldo

Menino chegou sem vida à UPA Scharlau

Foto: Stephany Sander / Especial / CP

A 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, no Vale do Sinos, investiga a morte de um bebê de um ano em uma creche particular. O menino chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Scharlau, mesmo bairro onde fica a creche, no início da noite de segunda-feira, mas já sem vida.

Segundo o boletim de ocorrência, a cuidadora da escolinha tentou reanimar o bebê com o auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por telefone, mas não conseguiu realizar a manobra.

A cuidadora afirmou que o menino se engasgou tomando a mamadeira. Segundo o delegado Rodrigo Zucco, que coordena as investigações, a causa da morte vai ser confirmada após a perícia, ainda sem prazo.

Os proprietários da creche, que não tinha alvará de funcionamento e atende cerca de dez crianças, foram ouvidos ainda na noite de ontem. Outras testemunhas devem ser ouvidas ao longo do dia.

A Prefeitura de São Leopoldo emitiu nota oficial sobre o caso, na tarde de hoje. Confira:

Nota Oficial da Prefeitura de São Leopoldo

A Prefeitura de São Leopoldo lamenta a fatalidade ocorrida em um espaço particular e não cadastrado junto ao Sistema Municipal de Ensino e está apurando os fatos referentes ao óbito de uma criança sob os cuidados de uma creche clandestina. Ainda informa que tanto a Secretaria Municipal de Educação quanto o Conselho Municipal de Educação fazem um trabalho de fiscalização nos locais que não configuram Escola de Educação Infantil, inclusive atuando junto ao Ministério Público para regularizar ou interditar os estabelecimentos.