Em uma hora, Porto Alegre registra mais de 30 milímetros de chuva

Maior parte do volume ocorreu somente em 30 minutos nesta segunda-feira

Foto: Alina Souza/CP

Choveu na área central de Porto Alegre de 30 a 35 milímetros em apenas uma hora, nesta segunda-feira. A maior parte do volume ocorreu em apenas meia hora. De acordo com a MetSul Meteorologia, na zona Sul da Capital, choveu menos, com acumulados de cinco a 15 milímetros, variando de acordo com o bairro.

Conforme a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), pelo menos 22 vias registraram pontos de acúmulo de água devido ao mau tempo. O cruzamento da Bento Gonçalves com a Aparício Borges teve bloqueio total. Bocas de lobo não conseguiam dar vazão para a quantidade de água. Os veículos seguiram transitando, apesar de encontrarem o trânsito mais lento.

Queda de árvores

Na José de Alencar com a avenida Padre Cacique, no bairro Menino Deus, a quantidade de água impedia a passagem dos automóveis. No bairro Partenon, a Unidade de Saúde Santo Alfredo teve os atendimentos suspensos temporariamente. O titular da Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, acompanhou o trabalho das equipes. Ele informou que além das 34 árvores que caíram no vendaval de sábado para domingo, foram registradas sete quedas nesta segunda-feira.

Os colaboradores da pasta realizaram também intervenção emergencial em pontos específicos, como na esquina da rua da República e José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa.

“Todas as casas de bombas estiveram operando dentro das limitações já conhecidas. Nos bairros Santa Maria Goretti, Vila Farrapos e Anchieta, embora tenha ocorrido acúmulo de água em algumas ruas, não tivemos relatos de casas e empresas invadidas pelas águas”, explicou o secretário.