Procon da Capital divulga preços cobrados, hoje, de itens mais vendidos na Black Friday

Evento que oferece descontos no varejo ocorre em 23 de novembro

Dois meses antes da Black Friday, o Procon Porto Alegre iniciou o monitoramento de preço de itens que aparecem, tradicionalmente, entre os mais vendidos durante o evento, que oferece descontos em lojas de varejo uma vez por ano. Em 2018, a Black Friday ocorre em 23 de novembro.

As reclamações mais frequentes dos consumidores incluem a demora ou a não entrega do produto e a publicidade enganosa, quando o comerciante eleva o preço para depois vender o item “pela metade do dobro”.

Em função disso, o Procon divulgou hoje uma lista dos valores cobrados online, agora em setembro, pelas principais redes de eletrodomésticos, eletrônicos portáteis e livros em Porto Alegre (veja abaixo). O consumidor pode comparar esses valores com os de novembro.

Segundo a diretora executiva do Procon, Sophia Vial, é importante que o consumidor acompanhe, desde já, o preço do produto que deseja adquirir.

O monitoramento vai prosseguir, nas lojas online. Na data oficial da promoção, agentes do Procon também devem fiscalizar o comércio físico. Não é obrigatória a equiparação de preços entre lojas físicas e on-line. Entretanto, a prática vem se mostrando comum na busca de fidelização de clientes.

Veja a lista dos valores online, hoje, dos produtos que mais vendem na Black Friday: