Oito municípios gaúchos são afetados pelo temporal da madrugada deste domingo

Cinco residências foram atingidas

Foto: Defesa Civil de Porto Alegre / Divulgação / CP

Oito municípios gaúchos foram afetados pelo temporal da madrugada deste domingo. Conforme a Defesa Civil Estadual, cinco residências foram atingidas e uma família está desalojada.

Porto Alegre contabiliza uma casa atingida e queda de árvores. Em Alvorada, uma árvore caiu sobre uma casa. Canoas apresenta queda de árvores. Em Charqueadas houve fortes ventos e chuva de granizo. Gravataí teve duas casas afetadas e já acontece a entrega de lonas.

Pelotas ainda está com danos sendo contabilizados, mas apresentou queda de árvores. Em São Gabriel, o ginásio municipal foi atingido e houve queda de árvores e postes. São Lourenço do Sul apresenta o cenário mais grave, com uma família desalojada, queda de galpões, casas destelhadas e queda de árvores.

Além da chuva, fortes ventos atingiram o Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo. De acordo com a MetSul Metereologia, as rajadas chegaram a 109 km/h em Canguçu e a 103 km/h em Mostradas, na região Sul do Estado. Em Jaguarão o vento chegou a 96 km/h e no Chuí, 91 km/h.

Em Porto Alegre, os ventos chegaram a 81 km/h na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, causando o destelhamento de algumas residências. De acordo com a MetSul, chegou a cair granizo em alguns pontos da zona Norte da Capital.

Em relação a falta de energia elétrica, segue em 175 mil o número de pontos sem energia elétrica na área de concessão da CEEE. Na região atendida pela RGE, são 18 mil clientes sem luz, a maioria em Gravataí, Taquara e cidades no entorno de Caxias do Sul. Outros 45 mil pontos estão sem energia elétrica na região Metropolitana, área da RGE Sul. Os atendimentos estão sendo feito, mas ainda não há previsão para normalização do fornecimento.

Em função da falta de energia, algumas casas de bombeamento de água foram desligadas, o que pode ocasionar a falta de água. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), foram desligadas as da zona sul: Tristeza, Jardim Isabel e Praça Moema. Na zona Norte: Manoel Elias. Zona Leste: Pitinga e também na região das ilhas da Pintada, Pavão, das Flores e dos Marinheiros .