Quinta vai ter nuvens, raios e chuva em parte do RS

Em Porto Alegre e região, pode chover muito durante parte da sexta e do fim de semana

Foto: Cesar Lopez / PMPA / Divulgação

Uma frente quente provoca nuvens, chuva e raios, nesta quinta-feira, no Oeste e Sul do território gaúcho. A previsão é de chuva localmente forte a torrencial com raios e risco de granizo isolado e vento forte. Do Centro pro Norte do Estado, o sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade e pode ocorrer chuva localizada.

Nas áreas com maior instabilidade do Oeste e do Sul, a temperatura pouco varia. Já na Metade Norte, em áreas acima do paralelo 30ºS, segue quente com máximas elevadas à tarde.

As mínimas devem ficar próximas de 10°C em São José dos Ausentes e de 16°C em Pelotas. Já as máximas podem chegar a 31°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 17°C e 29°C.

Temperatura varia quase 40°C em dois dias

A alternância de temperaturas se manteve extrema na primeira metade da semana. Santa Rosa teve -4ºC no domingo, -3,5ºC negativos na segunda-feira e 34,9ºC na tarde de quarta. Em dois dias, a temperatura variou quase 40ºC. Ar muito quente avançou de Norte e formou uma frente quente na fronteira com o Uruguai e no Sul, com trovoadas e chuva.

Já nas demais regiões, o sol apareceu e o dia se manteve quente. Na Grande Porto Alegre, a máxima chegou a 30ºC. Essa incursão de ar muito quente elevou a temperatura a 37,4ºC em Las Lomitas, na Argentina. Assunção, no Paraguai, teve máxima de 36ºC.

O fluxo de ar quente trazido por correntes de vento de Norte alimenta a instabilidade frontal até sexta-feira com muita chuva na metade Sul e em parte do Oeste gaúcho. São esperados raios e há risco de granizo. Na Metade Norte, segue quente.

Em Porto Alegre e região, pode chover muito durante parte da sexta e do fim de semana. Os volumes somados até domingo em várias regiões gaúchas devem ser muito altos, com marcas de 100 mm a 150 mm em algumas localidades. Os acumulados devem ser altos principalmente em parte do Centro gaúcho e na Metade Sul.