Grêmio faz jogo do ano contra Estudiantes na Libertadores

Tricolor busca novo crescimento na temporada na fase decisiva do torneio

Foto: Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Flickr / Divulgação / CP

Além de uma vaga nas quartas de final da Libertadores, o jogo da noite desta terça-feira, contra o Estudiantes, vale o ano do Grêmio. É a principal competição da temporada e o técnico Renato Portaluppi poupou os titulares – e até algumas opções – para o compromisso das 21h45min. Além disso, o time já caiu na Copa do Brasil e está oito pontos atrás do líder do Brasileirão. “É o jogo do ano. Está todo mundo 100 %, motivado para fazer um grande jogo e conseguir a classificação”, definiu Bruno Cortez, designado para a entrevista. 

fala agitada do lateral, reiterando várias vezes que o time tem condições de ter um bom desempenho, mostra a determinação com que o compromisso é encarado. Reserva no jogo de ida, ele será titular hoje. E defende que o time pressione os argentinos na Arena: “Temos que fazer a leitura do jogo. Saber o momento certo de apoiar, de defender. Eles têm um time jovem, não adianta ficar com a bunda lá atrás esperando. Tem que fazer os caras correrem atrás de nós”.

Outra diferença em relação à derrota em Quilmes será a volta de Everton, melhor jogador do time no ano. A única dúvida na escalação é em relação ao centroavante. Jael e André ficaram em Porto Alegre treinando no fim de semana, e o primeiro é o mais cotado. Ambos têm tido aproveitamento ruim, ao menos no que diz respeito a gols. Em 31 participações em jogos, Jael marcou seis, média de 0,19. Já André entrou em campo 19 vezes pelo Grêmio e balançou as redes em três oportunidades (média de 0,15).

O trabalho dessa segunda-feira foi aberto durante apenas alguns minutos, e logo foi fechado novamente para o treino de pênaltis. Jael foi um dos primeiros a se posicionar, mas alguns reservas também iriam participar da atividade. O desfalque de última hora é no banco. Marinho sentiu lesão no pé direito e está fora. Thonny Anderson foi chamado. A decisão irá para os pênaltis em caso de vitória do Grêmio por 2 a 1. O 1 a 0 é suficiente. Vencer por um gol a partir de 3 a 2 não serve, assim como empate e vitória do Estudiantes.

Estudiantes tem desfalques 

Do outro lado, o Grêmio terá pela frente um adversário que vive ano bastante complicado. Depois de ser somente o 16.º colocado na última edição do Campeonato Argentino, o Estudiantes não começou bem a atual e soma apenas três pontos após três rodadas. A equipe joga todas as suas fichas na Libertadores, uma vez que parece distante das principais forças do país na competição nacional.

Para piorar, o Estudiantes terá desfalques para esta terça-feira. Expulso no jogo de ida, Zuqui está fora da partida e deve dar lugar a Braña, ausência no duelo da Argentina por lesão. Facundo Sánchez e Gastón Fernández, ex-jogador do próprio Grêmio, ainda se recuperam de problemas físicos e são dúvidas.

Quem avançar de Grêmio ou Estudiantes, irá encarar Atlético Tucumán, da Argentina, ou Atlético Nacional, da Colômbia.

Libertadores 2018 – Oitavas de final 

Grêmio

Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Luan e Everton; Jael (André). Técnico: Renato Gaúcho.

Estudiantes

Andújar; Matías Ruiz Díaz (Facundo Sánchez), Schunke, Campi e Erquiaga; Iván Gómez (Gastón Fernández), Braña e Lucas Rodríguez; Lugüercio, Apaolaza e Matías Pellegrini. Técnico: Leandro Benítez.

Árbitro: Éber Aquino (Fifa/Paraguai).

Horário: 21h45min

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre