Tradicional cinema de rua da Capital, Cine Victória pode fechar as portas em 30 dias

Proprietários solicitaram, via notificação extra-judicial, a desocupação do espaço

Foto: Cine Victória / Reprodução Facebook

Um dos mais tradicionais cinemas de rua de Porto Alegre, o Cine Victória deverá fechar as portas em até 30 dias. O motivo é que os proprietários do prédio da Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre, não têm mais interesse em fazer a locação do espaço.

O administrador do cinema recebeu, nessa segunda-feira, uma notificação extra-judicial que pede a desocupação do local. Luiz Carlos Maurente, que administra o espaço desde 2015, disse que foi pego de surpresa com a notícia e que os proprietários não aceitam negociar a permanência do cinema.

“Ontem, para nossa surpresa, recebemos essa notificação extra-judicial onde o proprietário do prédio solicita, em 30 dias, a desocupação do espaço. A alegação é que não existe mais vontade de locação do espaço. Mas em momento algum a direção do edifício nos convidou para tratar de uma nova renovação. Sabendo que o cinema existe há mais de 70 anos no local, é um cinema tradicional e o último cinema de calçada de Porto Alegre. Estamos tentando negociar, mas a notificação é bem clara e diz que devemos desocupar o espaço. Nós já acionamos nosso advogado para saber que tipo de ação devemos tomar a partir de agora”, afirma.

Atualmente, o cinema conta com duas salas com capacidade para 350 pessoas. Segundo a administração do local, as sessões movimentam cerca de 4,5 mil pessoas por mês. A administradora do edifício foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou sobre o assunto.