Força-tarefa flagra mercadorias vencidas em 2007 em mercado de Machadinho

Presa, proprietária vai ter de corrigir irregularidades para desinterditar o local

Agentes da força-tarefa que inspeciona estabelecimentos de alimentação, coordenada pelo Ministério Público Estadual, prenderam hoje a proprietária de um mercado que tinha em exposição produtos vencidos há mais de 11 anos, no Norte gaúcho. O flagrante ocorreu em Machadinho, de menos de 6 mil habitantes. Uma das fotos da operação mostra um óleo de amêndoas com data de validade de 26 de março de 2007. Outra, uma embalagem de pão de queijo vencida no ano retrasado.

A venda de carne clandestina e as condições de higiene do local, além de porte ilegal de arma, motivaram a prisão. Interditado pela Vigilância Sanitária Municipal, o mercado tinha metade do estoque vencido.

Também foram encontradas carnes e bebidas sem procedência, exposição de medicamentos para venda, além de temperatura de conservação de alimentos irregular, fezes de ratos, baratas e sujeira.

No total, os agentes apreenderam 1,4 tonelada em mercadoria. Para a desinterditar o local, a proprietária vai ter de sanar todas as irregularidades.

Mais 440 quilos de alimento, a maioria em virtude de falta de procedência ou data de validade vencida, foram apreendidos em outros dois mercados da cidade. Nesses locais, também houve problemas em relação à temperatura de conservação.