Operação em reserva indígena prende quatro no Norte do RS

Operação Terra Sem Lei busca cumprir, ao todo, 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão

Operação conjunta da Polícia Federal, Brigada Militar e Exército prendeu, até o início da noite desta quinta-feira, quatro indígenas na Reserva do Votouro, em Benjamim Constant do Sul, no Norte gaúcho. Conforme a PF, três foram detidos com mandado de prisão preventiva e um em flagrante por posse de arma de fogo.

A Operação Terra Sem Lei, deflagrada nessa manhã, busca cumprir, ao todo, 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão. As investigações começaram em março, depois do homicídio de um indígena dentro da reserva. Também fazem parte do inquérito da PF dois episódios envolvendo o prefeito da cidade, Itacir Hoffmann. Ele ficou ferido após ter o carro atingido a tiros, dentro da reserva. Hoffmann havia se dirigido ao local após receber a informação de que o sobrinho, Natan, de 22 anos, havia morrido baleado ao passar pelo local.

Os crimes investigados na Operação Terra Sem Lei são homicídio, tentativa de homicídio, incêndio criminoso, rixa qualificada, organização criminosa, cárcere privado e tortura.
A operação conta com mais de 200 homens da Polícia Federal, da Brigada Militar e do Exército Brasileiro.