Imesf encerra paralisação, mas mantém estado de greve na Capital

Categoria temia perder o incentivo em função de um apontamento do TCE que o considerou ilegal

Os trabalhadores do Instituto Médico de Estratégia e Saúde da Família (Imesf) encerraram a greve deflagrada nessa terça-feira. Em assembleia, às 17h30min, no Sindibancários, os servidores decidiram voltar aos trabalhos depois de entrar em acordo com a Prefeitura, com a mediação do Tribunal Regional do Trabalho.

Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Estêvão Finger, a prefeitura sinalizou que vai realizar a incorporação, através de acordo coletivo, dos 10% de incentivo sobre o salário-base. A categoria temia perder o incentivo em função de um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que o considerou ilegal.

A rede de estratégia de saúde da família, que soma cerca de 1,7 mil profissionais, também reclama da falta de reposição salarial, nos últimos 24 meses. Os trabalhos nos postos de saúde vão ser retomados nesta quarta, mas os trabalhadores deliberaram, na assembleia, pela manutenção do estado de greve. “Ainda está faltando o reajustamento salarial de 2017 e 2018. E a gestão se comprometeu em, até outubro, voltar a negociar”, disse Finger.

Atualmente, o Imesf conta com 57 médicos, sendo 29 fixos e 28 temporários, que também haviam apoiado a paralisação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, mais cedo, que a greve fechou três unidades de saúde. Outras 13 tiveram atendimento parcial ou serviços limitados, como a aplicação de vacinas, nesta terça.