Força Nacional de Segurança fica em Porto Alegre até o fim do ano

Renovação do convênio havia sido solicitada pelo governador José Ivo Sartori, na semana passada

Agentes da Força Nacional no RS. Foto: Álvaro Grohmann / Especial / CP

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai permanecer no Rio Grande do Sul por mais seis meses. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, confirmou a informação, hoje, ao governador José Ivo Sartori, que participa de audiências em Brasília.

A decisão deve ser publicada, nos próximos dias, no Diário Oficial da União (DOU). Também participou do encontro o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel. Sartori havia solicitado a renovação do convênio na terça-feira passada.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, avaliou positivamente a decisão. Para ele, a corporação representa um diferencial estratégico em Porto Alegre, atuando de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

“O reforço dos agentes da FNSP permite que o efetivo da Brigada Militar seja direcionado para outros pontos, o que aumenta a nossa capacidade de pronta resposta”, observou.

Em agosto de 2016, agentes da tropa federal passaram a reforçar o policiamento ostensivo em Porto Alegre. O convênio, renovado pela última vez em dezembro do ano passado, previa o retorno do efetivo em fim de junho.