Empresa Uber vai adotar as áreas verdes da orla do Guaíba

Uber poderá instalar conjunto de placas de natureza institucional nos locais adotados

Foto: Brayan Martins/ PMPA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) anunciou, na manhã desta terça-feira, que a Uber é a empresa adotante das áreas verdes do Parque Urbano da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A instituição será responsável pela manutenção das áreas verdes, incluindo o paisagismo e zeladoria do local. A proposta foi aprovada hoje e a empresa tem até três dias para encaminhar os documentos necessários. Posteriormente, haverá assinatura do termo de adoção, mas ainda sem data definida.

A adoção vai contemplar, além do trecho 1 da orla, que vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, incluindo a Praça Júlio Mesquita, outras áreas no entorno do Parque Urbano da orla do Guaíba, tais como: os canteiros centrais da avenida Edvaldo Pereira Paiva, as rótulas de trânsito e parte do parque que ainda não foi revitalizada, entre o primeiro trecho e o Anfiteatro Pôr do Sol.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, a prefeitura consegue economizar cerca de R$ 1 milhão por mês com a adoção do espaço. “A Uber apresentou uma proposta muito boa pra cidade. Vamos economizar cerca de R$ 1 milhão por ano e vamos manter aquela área com extrema qualidade. Com cuidado no paisagismo, zeladoria, banheiros, vestiários e vigilância do local agregada à Guarda Municipal. Toda a parte de cuidado da Praça Júlio Mesquita, canteiro central e do outro lado da orla serão mantidos com extrema qualidade”, afirma.

Como contrapartida, a Uber poderá instalar um conjunto de placas de sinalização visual, de natureza institucional, sem exploração comercial, respeitando a legislação e mediante análise da Smams. O prazo previsto para a adoção é de 12 meses, que poderá ser prorrogado por igual período.