Plantio do trigo atinge quase 90% da área prevista no RS

Estado reservou 700 mil hectares para cultivo do cereal de inverno em 2018

Ucránia vinha se tornando o terceiro maior exportador de trigo do mundo. Foto: Fernando Dias / Seapi / CP

A Emater/RS-Ascar informou, nesta semana, que 88% do trigo gaúcho já foi semeado até o momento, nos 700 mil hectares reservados para o cultivo do cereal de inverno no Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, as variações climáticas dos últimos dias dificultam a implantação do trigo no Norte gaúcho.

Segundo a Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, aproximadamente 85% da área destinada à cultura (50 mil ha) foi semeada até o momento, faltando os municípios no entorno de Lagoa Vermelha. Na região Norte do RS, a arrancada inicial da cultura não é boa devido ao excesso de chuvas, o que causa lixiviação dos fertilizantes e erosão do solo, aponta a Emater.

Já nos Campos de Cima da Serra, as áreas de trigo implantadas mais cedo apresentam boa germinação, com boa perspectiva de estabelecimento das plantas. Entretanto, a semana foi de estagnação da semeadura devido à alta umidade do solo.

Cevada – Cultura com implantação tecnicamente finalizada no Estado, apresentando boa emergência, boa sanidade e desenvolvimento inicial adequado; a exceção se aplica ao que ocorre em algumas lavouras situadas no Planalto, em decorrência do excesso de chuvas anteriores, que dificultaram a germinação e o aproveitamento dos fertilizantes. Os agricultores estão se mobilizando à procura de fertilizante nitrogenado para aplicação em cobertura.

Aveia branca grãos – O clima atual está favorecendo a cultura nas áreas de cultivo. O controle de pulgões e plantas invasoras está sendo feito conforme necessidade. Áreas semeadas no pós-safra de soja apresentam crescimento rápido, iniciando a elongação, com as primeiras lavouras implantadas em floração.