Após 2 anos concluído, Hospital de Santa Maria recebe primeiros pacientes na próxima semana

Com custo de R$ 70 milhões, a construção do hospital começou em 2010 e foi concluída e entregue em 2016

Imagem: Divulgação/Simers

Os primeiros atendimentos do Hospital Regional de Santa Maria começam na próxima segunda-feira. Inicialmente, vai entrar em funcionamento apenas o ambulatório de doenças crônicas, espacializado em hipertensão e diabetes mellitus. A previsão é que, neste primeiro momento, cerca de 5 mil pacientes por ano devem ser atendidos. Eles devem ser encaminhados pelas unidades básicas de saúde.

Assim, o local vai complementar o atendimento da atenção primária, oferecido nos postos. Como todo hospital regional, a unidade será exclusivamente para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O ambulatório vai garantir o cuidado integral e continuado aos pacientes considerados de risco e alto risco, como os hipertensos e os diabéticos. A equipe será formada por médicos especialistas em cardiologia, endocrinologia, nefrologia e oftalmologia, além de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos fisioterapeutas farmacêuticos e educadores físicos.

O ato de inauguração do hospital que está concluído há quase dois anos aconteceu na manhã desta sexta-feira, um dia antes do impedimento legal para que gestores que serão candidatos nas eleições deste ano possam participar de eventos deste tipo. O governador José Ivo Sartori, que é candidato à reeleição, participou da cerimônia.

Histórico e novos serviços

Os próximos serviços que, em breve, serão oferecidos são o ambulatório de reabilitação e a área de cuidados prolongados. Isso deve acontecer nos próximos meses. A previsão é de que o Hospital Regional de Santa Maria esteja operando com capacidade máxima em cerca de um ano, com 270 leitos do SUS. O hospital será uma referência regional e estadual na área da saúde, incluindo serviços de alta complexidade, neurologia, traumatologia e ortopedia. Trinta e dois municípios serão beneficiados.

A construção do hospital começou em 2010, com recursos estaduais e do Ministério da Saúde. A obra foi concluída e entregue em 2016 e custou cerca de R$ 70 milhões. O Instituto de Cardiologia foi escolhido para ser o gestor do hospital. O convênio foi assinado em junho deste ano.