População pode fazer exames bucais de graça no Largo Glênio Peres nesta quarta-feira

Iniciativa é em relação a luta contra o câncer na boca

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nesta quarta-feira, serão ofertados à população exames bucais gratuitos, ações de conscientização e atividades educativas no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público de Porto Alegre, das 8h às 17h. Alusiva à Campanha Maio Vermelho – Luta contra o Câncer Bucal, a iniciativa lembra o 31 de maio, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco, principal causa da doença. O evento estava previsto para ocorrer em maio, mas foi transferido em função da greve dos caminhoneiros.

No Largo estarão instalados seis consultórios, onde serão realizados exames clínicos com a orientação de profissionais da área de odontologia para alertar quanto aos riscos da doença. Uma ferida na boca há mais de 15 dias e que não cicatriza pode ser o estágio inicial do câncer. Ainda pouco conhecida no Brasil, a doença atinge cerca de 16 mil brasileiros a cada ano, com um saldo de mais de 4 mil mortes. O câncer de boca é uma doença crônica não transmissível e possui como principal fator de risco o tabagismo.

Quando diagnosticado precocemente e o paciente é submetido ao tratamento indicado. Dados apontam que a possibilidade de cura fica em torno de 80%. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode levar a um tratamento mais agressivo e mutilador. Para se prevenir da doença, as dicas são evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar exposição solar excessiva. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, conforme endereço de moradia.