Cristiano Ronaldo perde pênalti e Portugal empata com Irã

Seleção portuguesa vai encarar o Uruguai nas oitavas de final da Copa do Mundo

Portugal sofreu, mas conseguiu empatar por 1 a 1 com o Irã nesta segunda-feira e está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo. Ricardo Quaresma marcou o gol português no final do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo teve a oportunidade de ampliar no começo do segundo, mas desperdiçou um pênalti. Nos acréscimos, Ansarifard empatou para o Irã, que ainda perdeu uma grande chance com Amiri para a virada em um dos últimos lances do jogo.

Com o empate, Portugal ficou com o segundo lugar do Grupo B e vai encarar o Uruguai nas oitavas de final. Primeira colocada, a Espanha enfrenta a Rússia na próxima fase. O Irã encerrou participação em terceiro lugar na chave, com quatro pontos.

Jogo

Mesmo com a vantagem de poder empatar para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo, Portugal começou com a iniciativa da partida. Logo aos 2 minutos, Cristiano Ronaldo recebeu dentro da área e chutou de esquerda para defesa de Beiranvand.

O goleiro iraniano, porém, não demonstrou segurança no começo da partida. Nos primeiros 12 minutos, ele cometeu três erros em saídas pelo alto que quase resultaram em gol para Portugal. O lance mais claro foi aos 8, quando Beiranvand se atrapalhou com a zaga, ficou no meio do caminho e João Mário ficou com o gol aberto. A sorte do Irã foi que o camisa 10 português mandou por cima.

Como precisava da vitória para classificar, o Irã não pode repetir a mesma estratégia defensiva da partida contra a Espanha. Mesmo saindo mais para o jogo, o time treinado por Carlos Queiroz conseguiu apenas uma finalização no primeiro tempo, em cabeçada de Ezatolahi que Rui Patrício defendeu.

O primeiro tempo parecia terminar em 0 a 0, mas foi então que veio o gol português. E dessa vez não foi de Cristiano Ronaldo. O experiente Ricardo Quaresma acertou um belo chute de três dedos de fora da área e abriu o placar, 1 a 0.

Portugal teve uma grande chance para ampliar logo no começo da etapa final. Aos 6, após consulta ao VAR, o árbitro paraguaio Enrique Caceres, marcou pênalti em Cristiano Ronaldo. CR7 foi para a cobrança e Beiranvand defendeu.

Cristiano Ronaldo tentou se redimir do pênalti perdido e acertou um bom chute logo em seguida, mas a bola passou ao lado da trave. O CR7, no entanto, mostrou nervosismo na sequência. Aos 30 minutos, ele se irritou em uma disputa de bola e acertou Pouraliganji com o braço. Novamente Enrique Caceres consultou o VAR e decidiu por dar apenas o amarelo para o português em decisão bastante discutível.

O Irã precisava da virada para alcançar a classificação e foi para a pressão. Já nos acréscimos, após mais uma consulta ao VAR, a seleção iraniana teve um pênalti a favor. Ansarifard bateu no ângulo e empatou a partida, 1 a 1. Faltavam poucos minutos para o apito final, mas o Irã ainda teve uma grande chance nos pés de Amiri, que mandou para fora e perdeu a oportunidade de classificar a seleção para as oitavas de final.

Copa do Mundo – Grupo B

Irã – 1

Beiranvand; Rezaeian, Pouraliganji, Hosseini, Safi (Milad Mohammadi); Ezatolahi (Ansarifard); Jahanbakhsh (Ghoddos), Ebrahimi, Amiri, Taremi; Azmoun

Portugal – 1

Rui Patrício; Soares, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro; Ricardo Quaresma (Bernardo Silva), Adrien Silva, William Carvalho, João Mário (João Moutinho); André Silva (Gonçalo Guedes), Cristiano Ronaldo.

Gols: Ansarifard (Irã); Ricardo Quaresma (POR)

Árbitro: Enrique Caceres (Paraguai)

Local: Arena Mordovia