Seleção para PM temporário tem mais de 3 mil candidatos inscritos

Soldados temporários devem começar a trabalhar em setembro

Brigada Militar selecionará 800 soldados temporários | Foto: Reprodução Facebook Brigada Militar

A Brigada Militar divulgou o número de inscritos para a seleção de policiais temporários. São 3.255 candidatos para 800 vagas. Os PMs temporários receberão 75% do vencimento bruto inicial do soldado de carreira no primeiro ano de serviço; já no segundo e terceiro ano receberá 80%.

Na próxima quinta-feira, os candidatos farão uma prova objetiva com 20 questões de Língua Portuguesa e 10 de Legislação. Nos dias 23, 24 e 25 serão realizados os exames de saúde. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado até o dia 5 de julho.

Segundo o chefe de Comunicação da BM, major Euclides Neto, o curso de formação deve começar em 9 de julho e os soldados devem começar a trabalhar no mês de setembro.

“Neste período entre hoje e 9 de julho, nós temos que resolver a questão administrativa e de análise de documentação e [de exames] de saúde. Como o curso, conforme edital, prevê 400 horas/aula, nós imaginamos que dentro de 10 horas/aula, que é uma média de curso por dia, em 40 dias nós podemos finalizar o processo”, estimou o major.

Os contratos dos selecionados serão de dois anos, podendo ser prorrogado por uma vez por igual período.

A atividade de soldado PM temporário tem por finalidade a execução de serviços internos, atividades administrativas e videomonitoramento, e, ainda, mediante convênio ou instrumento congênere, a guarda externa de estabelecimentos penais e a guarda de prédios do Poder Executivo, com o respectivo ressarcimento das despesas.

Puderam se inscrever na seleção apenas os candidatos que cumpriram o serviço militar obrigatório das Forças Armadas até 5 (cinco) anos antes da data de abertura das inscrições ao processo seletivo, ter sido licenciado, no mínimo, no comportamento Bom e não ter sido punido pela prática de falta grave na forma do regulamento disciplinar da Força a que servia, comprovado mediante certidão.