Prédio da PUCRS é evacuado devido a rachaduras no piso

Local estava recebendo candidatos para Exame da OAB

Prédio 40 da PUC foi evacuado pelos Bombeiros devido a rachaduras. Foto: Divulgação BM

O prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica (PUC) foi evacuado, por volta das 13h deste domingo, devido a uma rachadura no piso de uma das salas do sétimo andar. Mais de 930 pessoas estavam no local, onde fariam o exame para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um deslocamento do piso. A primeira medida foi evacuar o edifício. Os bombeiros, que seguem no local, estão fazendo a vistoria e estão solicitando uma avaliação mais profunda por parte dos responsáveis pelo prédio. Porém, alerta que não haveria rachaduras nas paredes. Não houve feridos.

De acordo com os candidatos, o pânico foi maior porque ninguém sabia o que estava acontecendo no momento da evacuação. Apenas os concorrentes que estavam no sétimo andar tinham a informação e, ao descerem as escadas, foram contando aos demais.

Uma das candidatas do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) relatou os momentos de pânico, após o piso do 7º andar do prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica (PUC) rachar. Débora Andrade, de 52 anos, se preparava para fazer o exame, quando fiscais invadiram as salas, ordenando que as pessoas evacuassem o local.

“Todas as lajotas começaram a levantar e a cair. Tínhamos que pular por cima da rachadura”, relatou ao contar que a maioria dos candidatos, que estavam em sua sala no sexto andar, deixou os pertences no local. “Não sei como fui parar no térreo”, confessa, ainda tremendo após os momentos de pânico. Eles deixaram o prédio pelas escadas.

Segundo Débora, a empresa responsável pelo estacionamento da PUC não estava liberando os candidatos para saírem com os carros sem pagar o ticket ou o valor da diária, que é de R$ 25. “Na correria, muitas pessoas perderam o ticket, por pouco não perdem a vida e não estavam deixando a gente sair por causa de dinheiro. O preço da vida para elas é R$ 25”, desabafou.

O que diz a PUCRS

Neste domingo, dia 10 de junho, durante a aplicação da segunda fase da prova da OAB no campus da PUCRS, devido à variação de temperatura, o revestimento cerâmico do piso quebrou em uma pequena área, de aproximadamente de três metros quadrados, no corredor do sétimo andar do prédio 40. Por segurança dos candidatos, o prédio foi evacuado prontamente pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos. O local está à disposição para a perícia e a PUCRS acompanha todos estes trabalhos.

Prova é cancelada

Os candidatos fariam a 2ª fase do XXV Exame de Ordem Unificado. A OAB e a Fundação Getulio Vargas resolveram suspender a aplicação do exame exclusivamente em Porto Alegre. A nova data de realização do exame será divulgada nos próximos dias. Em entrevista ao Correio do Povo, o presidente da OAB Ricardo Breier disse que está tudo sob controle e que foi a primeira vez que ocorreu um incidente deste tipo em uma aplicação de exame.

Contudo, a aplicação da prova ocorre normalmente nas cidades de Capão da Canoa, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Leopoldo.