Com a realização de compras emergenciais e a chegada de insumos nos últimos dias, após o fim da paralisação dos caminhoneiros, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) retoma nesta sexta-feira a realização de cirurgias eletivas, que são aquelas que não são de urgência.
Dessa forma, o paciente que teve cirurgia cancelada esta semana, em função do desabastecimento de diversos insumos, deve entrar em contato com a equipe responsável pelo atendimento, por telefone, para fazer o reagendamento.
Em nota, o HCPA informou que mesmo com a retomada das cirurgias “segue monitorando permanentemente os estoques de diversos itens – que ainda estão longe dos níveis ideais – para definir a agenda assistencial de cada dia, com preservação da segurança dos pacientes”.
Na última segunda-feira, o HCPA havia cancelado as cirurgias eletivas e os transplantes em função da falta de insumos. Contudo, com a chegada de imunossupressores na madrugada de terça-feira, os transplantes foram retomados naquele mesmo dia.