Príncipe Harry se casa com Meghan, em Windsor

Cerca de 600 convidados acompanharam a cerimônia

O príncipe Harry, sexto na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, e a atriz americana Meghan Markle se casaram neste sábado na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, a cerca de 30km de Londres.

Os noivos trocaram os votos matrimoniais e as alianças diante de cerca de 600 pessoas,
entre elas membros da família real britânica.

Meghan, de 36 anos, usou um vestido branco da estilista britânica Clare Waight Keller, da casa francesa Givenchy. O véu era fixado por uma tiara de diamantes emprestada pela rainha Elizabeth II.

O arcebispo da Cantuária, Justin Welby, casou os agora duques de Sussex depois que o primaz da Igreja Episcopaliana dos Estados Unidos, Michael Curry, pronunciou um apaixonado discurso sobre o poder do amor para “ajudar e curar”.

Meghan chegou à capela em um Rolls-Royce depois de passar a noite com a mãe, Doria Loyce Ragland. Ela entrou sozinha na capela, acompanhada por dez crianças que faziam de
jogos de damas de honra e pajens, entre eles o príncipe George e a princesa Charlotte,
filhos do príncipe William e de Kate Midleton. O príncipe Charles, herdeiro do
trono, a conduziu até o altar.

O príncipe Harry chegou à capela usando o uniforme do regimento de cavalaria Blues &
Royals, do exército britânico.

Desde o início da semana, milhares de turistas, súditos e admiradores da realeza britânica passaram a lotar a pequena cidade de Windsor para acompanhar o casamento real, considerado o evento do ano.

Cerca de 100 mil pessoas, entre súditos e curiosos, eram esperadas nas ruas da cidade para acompanhar de perto a celebração. Uma consultoria citada pela tv britânica BBC apontou que, apenas no fim de semana do casamento, cerca de US$ 1 bilhão deve ser injetado na economia da região.

Harry e Meghan passaram a despertar mais atenção por romperem tradições da realeza. A noiva é atriz, divorciada, afro-americana e feminista. Os dois deixaram de fora da lista de convidados figuras políticas importantes da atualidade. E, para completar, Harry convidou as ex-namoradas para a cerimônia.

Nomeações

Na manhã de hoje, 19, como já era especulado, o príncipe recebeu da avó, a rainha Elizabeth II, o título de duque de Sussex. Com a nomeação do futuro marido, a norte-americana Meghan Markle se torna duquesa de Sussex após o casamento real.

De acordo com a CNN, Meghan vai ser a primeira mulher a ter o título de duquesa de Sussex. Antes da nomeação do príncipe Harry, houve apenas um duque de Sussex, o príncipe Augusto Frederico (1773-1843) que, embora tenha se casado duas vezes, não teve os casamentos reconhecidos pelo pai, George III.