Toxoplamose: passa de 350 número de casos confirmados em Santa Maria

Novo boletim também mostra que aumentou para quatro o número de mortes fetais atribuídas à doença

Foto: Prefeitura Santa Maria / Divulgação / CP

A Secretaria Estadual da Saúde e a Prefeitura Municipal de Santa Maria divulgaram, na tarde desta sexta-feira, um boletim atualizado sobre o surto de toxoplasmose confirmado cerca de um mês atrás na cidade da região Central. Conforme o documento, Santa Maria registra 352 casos confirmados da doença e já passa de mil o número de casos suspeitos, em que os pacientes foram diagnosticados com síndrome febril. Além disso, dobrou, e já chega a quatro o número de mortes fetais atribuídas à toxoplasmose.

De acordo com o documento, o município contabiliza 1.011 casos notificados pelas unidades de saúde de pacientes com síndrome febril. Dos 665 considerados suspeitos de toxoplasmose, 198 deles ainda não tiveram laudo divulgado e, dentre os 353 confirmados, 27 envolvem gestantes. No boletim anterior, divulgado na semana passada, Santa Maria tinha 271 pessoas doentes e 230 suspeitas sob investigação.

Em relação aos óbitos fetais, foram registrados, até o momento, dois casos em mulheres com 36 e 28 semanas de gestação, além de dois abortos em que os fetos tinham 15 semanas.

O relatório revela ainda que 115 casos suspeitos foram descartados para a doença. Entre esses, há o registro de um aborto em gestação de 21 semanas, sem ligação com a toxoplasmose.

Novo ambulatório para atender casos de infecção ocular 

Um ambulatório específico para o atendimento de casos oftalmológicos em decorrência da toxomplasmose começou a funcionar na tarde desta sexta-feira, na Casa de Saúde, em Santa Maria.

De acordo com o coordenador da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, os pacientes atendidos devem ser encaminhados pela Secretaria de Saúde do Município.

O local recebe pacientes nas segundas e quintas-feiras, das 7h30min às 12h30min. Nas sextas-feiras também há atendimento, mas a Casa de Saúde ainda define em qual turno.

Também seguem mantidos os atendimentos no ambulatório da Casa 13 de Maio, localizada na rua Riachuelo, nº 364. Até esta sexta, foram registrados 102 atendimentos de pacientes com Síndrome Febril no local.