Prefeitura de Porto Alegre pode cancelar atual serviço meteorológico

Empresa que executa o trabalho foi pega de surpresa pela decisão da administração Nelson Marchezan Jr

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Segurança, pode cancelar o atual serviço de monitoramento e avisos meteorológicos, que é realizado com a Metsul. O último contrato se encerrou em dezembro de 2017 e foi renovado recentemente, mas como é retroativo a janeiro e com duração de seis meses. deve terminar em 9 de julho.

Além dos avisos, o contrato prevê o monitoramento das temperaturas em nove regiões da Capital, atualizadas no portal da prefeitura, além do nível do Guaíba.

Segundo o secretário municipal de segurança, Kléber Senisse, no momento se busca outras alternativas de custo menor. Ele destacou que por semestre são destinados em torno de R$ 80 mil com o serviço.

Senisse adiantou que a prefeitura deve fazer uma licitação para a contratação futura, por recomendação da Procuradoria-Geral. “Pelas condições financeiras estamos buscando alternativas para manter o serviço, que é a nossa preocupação. Consideramos essencial o serviço”, afirmou. A busca por alternativas é feita pela Defesa Civil.

Metsul pega de surpresa

De acordo com a meteorologista da Metsul, Estael Sias, a possibilidade do cancelamento do serviço foi recebida com surpresa, uma vez que não houve nenhuma informação prévia. Além disso, lembrou que mesmo com a renovação, o serviço não vem sendo pago. Ela lembrou que mais do que monitoramento, um dos diferenciais é que o serviço funciona 24 horas por dia e sete dias por semana.

“Trazemos a experiência e com um custo muito baixo”, comentou. A meteorologista destacou que a Capital registrou fenômenos intensos nos últimos anos, como mudanças drásticas no tempo e enchentes. “Em 29 de janeiro de 2016 fizemos um serviço de alerta com 40 minutos de antecedência e no dia seguinte já tínhamos uma avaliação de tudo o que tinha ocorrido. É importante o monitoramento, mas também conseguir explicar à população e ajudar o poder público a se preparar em determinadas situações”, avaliou.