Declarações superaram expectativa da Receita Federal no País e no RS

Seguindo a tendência nacional, Rio Grande do Sul também somou mais registros do que o esperado

Foto: Divulgação Receita Federal.

O prazo para a declaração do imposto de renda ano-base 2017 encerrou às 23h59 desta segunda-feira (30) e superou a expectativa da Receita Federal (RF). Conforme o superintende substituto da RF no Rio Grande do Sul, Ademir Oliveira, mais de 29,2 milhões de declarações foram computadas pelo sistema em todo o país, número maior do que a estimativa de 28,8 milhões prevista inicialmente. Isso ocorre porque, muitas vezes, quem está liberado de declarar opta por fazer o acerto de contas com o leão mesmo assim.

No Rio Grande do Sul foram entregues 2.084.425 declarações do IRPF 2018, ultrapassando em 2,17% o número de declarações aguardadas no Estado (2.040.000).

Quem perdeu o prazo, deve se apressar para não pagar uma multa tão grande. O valor mínimo é de R$ 165,74 e, o máximo, 20% do imposto devido. Quem tem valores a restituir terá o valor mínimo abatido do total a receber. Entretanto, a orientação da Receita é para que o contribuinte efetue a declaração atrasada o quanto antes, já que o valor da multa aumenta conforme o tempo de inadimplência vai passando.

Além da multa, quem não acertou as contas com o Fisco fica com o CPF irregular, o que pode impedir a tomada de empréstimos, emissão de passaportes, certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestação de concurso público.