Rota do Chimarrão abrirá um domingo por mês

Entra em atividade nos próximos dias, mais um projeto na área do turismo rural, o “Rota do Chimarrão Dominical”. O objetivo é alinhar a oferta turística com o perfil atual do visitante. Neste sentido, a Escola do Chimarrão passa a abrir no 1º domingo de cada mês, no horário das 14h às 17horas, reunindo os atrativos do roteiro da Rota do Chimarrão num só espaço. O primeiro domingo será dia 6 de maio, incluindo as programações do calendário de eventos de aniversário de 127 anos do município.

A Coordenadora de Turismo Angelica Dieffenthäler comenta que “a tendência são passeios curtos de final de semana, de carro, em busca de novas e motivadoras experiências”. No local, distribuídos em pontos estratégicos, estarão os empreendedores da Chácara do Mel, a Agroindústria Coutinho, o Viveiro de Mudas Flor da Terra, o Artesanato Ideias Mil e a Escola do Chimarrão, apresentando suas peculiaridades. O tarifário de visitação é de R$ 10,00 por pessoa ( acima de 7 anos) e inclui estacionamento, degustação e oficinas temáticas como a do preparo do chimarrão em 11 segundos.

O visitante poderá provar desde o tradicional chimarrão às suas variações como tererê, mate doce, mate de leite, suco e chá de erva-mate, além de bolos e biscoitos à base de erva mate. A iniciativa também proporcionará à comunidade venâncio-airense, a oportunidade de conhecer e prestigiar o produto turístico local, de forma independente, visto que nos demais dias a rota trabalha com agendamento prévio.

A Rota do Chimarrão faz parte da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (ATURRCHIM), entidade que congrega sócios fundadores, beneméritos, empreendedores, parceiros e colaboradores e que juntos buscam o desenvolvimento do turismo no município, especialmente na região dos ervais.

A entidade, sob a presidência de Rejane Rudiger Pastore, com o auxílio dos moradores da Linha Travessa e Vila Palanque iniciaram recentemente, um projeto de paisagismo coordenado pela arquiteta Amélia Simões Schwertner, com o apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Iniciamos o plantio de espécies sugeridas pela Amélia com o intuito de futuros caminhos floridos, um novo colorido para a região dos ervais”, comenta Rejane.

O projeto Rota do Chimarrão Dominical é uma parceria do Departamento de Turismo, Emater e Rota do Chimarrão e conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

(Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing – Venâncio Aires – RS)