RS vai ter mais um dia de sol e abafamento nesta sexta

Manhã pode ter formação de nevoeiro e chance de chuva isolada no interior

O sol aparece no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas são esperadas nuvens em todas as regiões. O tempo aberto da madrugada favorece mais uma vez bancos de neblina e nevoeiro, assim como cobertura de nebulosidade baixa, em algumas partes do território, mas depois o sol aparece. Há chance de chuva muito isolada no interior.

No Sul, áreas de instabilidade trazem precipitação na segunda metade do dia. A persistente massa de ar quente associada a um bloqueio atmosférico proporciona mais uma jornada de temperatura alta com sensação de abafamento à tarde.

As mínimas devem ser de 14°C em São José dos Ausentes e de 15°C em Caxias do Sul. As máximas podem chegar a 32°C em Uruguaiana e a 33°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 20°C e 32°C.

Quinta abafada

A quinta-feira começou com nevoeiro e neblina em diversos pontos do Rio Grande do Sul com forte restrição de visibilidade horizontal. Em Porto Alegre, cobertura de nuvens baixas marcou toda a manhã e somente à tarde o tempo abriu de vez. Aí fica a pergunta: como tanto nevoeiro e nuvens baixas com esse calor?

De fato, nevoeiro e neblina são fenômenos mais comuns em noites frias de grande estabilidade atmosférica em que o céu está limpo e vento calmo. Ocorre que, por conta do bloqueio atmosférico, mesmo com temperatura alta, a nebulosidade cede à noite e o vento é calmo. Com isso, a atmosfera estável com mínimo resfriamento noturno proporciona a formação de nevoeiro e neblina.

É o que explica a observação destes fenômenos durante o verão, apesar de pouco frequentes. Como o padrão de bloqueio atmosférico persiste, ao menos, até o começo da próxima semana, além de calor à tarde os gaúchos terão novas ocorrências de cerração em diferentes pontos do Estado entre a madrugada e o período da manhã. Essas tendem a ocorrer principalmente em baixadas das regiões de relevo e nas áreas planas ou de vales do Centro-Sul gaúcho.