Investigada morte fetal com suspeita de toxoplasmose em gestante de Santa Maria

Cidade da região Central teve 51 casos confirmados da doença entre 12 e 24 de abril

A Secretaria Estadual da Saúde informou, por meio de nota, estar investigando um caso de morte fetal com suspeita de toxoplasmose, em uma gestante que teve a doença. A mãe, moradora de Santa Maria, na região Central, contraiu a doença e perdeu o bebê na semana passada. Não há prazo para a divulgação do resultado dos exames.

Além disso, segundo o documento, “está em processo um levantamento de informações sobre os pacientes e os estabelecimentos de alimentação, através de questionários, para encontrar pontos em comum nos hábitos de consumo de água e alimentos. Essa investigação busca esclarecer a provável fonte de contaminação da doença, pois o protozoário pode estar presente na água ou em carnes malcozidas”, detalha a nota.

O grupo de trabalho formado pelos agentes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Santa Maria confirmou, nessa terça-feira, mais 30 casos de toxoplasmose no município. Até o momento, chega a 51 o total de ocorrências da zoonose atestadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), sete deles envolvendo gestantes.

Entre 12 e 24 de abril, foram registrados 193 casos suspeitos da doença. Foram coletadas e analisadas 90 amostras de sangue. Dentre os casos confirmados, 90% dos pacientes apresentaram febre e dores no corpo e de cabeça, e 76% tiveram ínguas (inchaço das glândulas linfáticas). Segue em investigação o caso de óbito fetal com suspeita de toxoplasmose, em gestante que teve a doença.

Os dados ainda são insuficientes para caracterizar um perfil epidêmico da doença, ou seja, a parte da população com risco maior de contaminação. Há casos confirmados e notificados em todas as regiões, totalizando 18 bairros da cidade.