Governo estadual repassa 525 armas e 4 viaturas para a Susepe

Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

Armas e viaturas foram repassadas à Susepe pelo governo estadual | Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba
Armas e viaturas foram repassadas à Susepe pelo governo estadual | Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) do Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quarta-feira, quatro novas viaturas e 525 novas armas. O material foi entregue pelo governo gaúcho, na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), em Porto Alegre.
Dos quatro veículos, dois são compartimento cela para até oito presos. Eles foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Já os outros dois carros são destinados a atendimentos de saúde de mulheres dos presídios femininos e foram adquiridos por meio de convênio com a União e contrapartida de 20% do governo gaúcho.
Também foram entregues 525 armas obtidas com recursos do Fundo Nacional Penitenciário (Funpen), avaliadas em R$ 986 mil. São 330 pistolas calibre .40, 35 carabinas calibre .40 e 160 espingardas calibre .12. Junto com as armas, foram entregues 62,1 mil munições também adquiridas com recursos do Funpen.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, saudou a compra dos equipamentos e disse que essa é uma das formas de se avaliar as melhorias da área.“A Segurança Pública se avalia de duas formas: primeiro é a estrutura e logística que se oferece aos servidores que se possa trabalhar e isso nós estamos fazendo comprando armas, veículos, coletes, trabalhando o videomonitoramento. Enfim, melhorando a base para que o servidor possa levar a fim o seu propósito. E segundo, pelos resultados efetivos e que são muito positivos”, avaliou.
No ato de entrega dos equipamentos, o superintendente da Susepe, Ângelo Carneiro, recebeu as chaves dos veículos e salientou que o governo está suprindo carências antigas. “Essa entrega significa o reaparelhamento de um sistema que estava esquecido há décadas. Nós consideramos um incremento fundamental para a atividade dos nossos agentes, que realizam o serviço com muita dificuldade. É um problema de décadas, mas que estamos conseguindo dar um resultado satisfatório à sociedade”, disse.
As aquisições representam investimento total de R$ 1,9 milhão. Após o evento, a Susepe confirmou que planeja comprar mais 15 veículos cela no mês de junho.
Veículo cela com paracidade para até oito pessoas| Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba
Veículo cela com paracidade para até oito pessoas| Foto: Carlos Machado/Rádio Guaíba