Vigília e lançamento de pedra de Memorial marcarão 62 meses da tragédia da boate Kiss

Memorial da Vida foi projetado por estudantes da UFSM. | Imagem: Reprodução

Memorial da Vida foi projetado por estudantes da UFSM. | Imagem: Reprodução
Memorial da Vida foi projetado por estudantes da UFSM. | Imagem: Reprodução

O lançamento da pedra fundamental do Memorial da Vida, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e uma vigília de familiares de vítimas, no centro de Santa Maria, marcarão os 62 meses da tragédia da boate Kiss, nesta terça-feira. O incêndio de janeiro de 2013 que matou 242 pessoas e feriu mais de 600.
Memorial
A programação vai se iniciar às 11h, com o lançamento da pedra fundamental do Memorial da Vida, a ser construído próximo ao Centro de Convenções do campus sede da UFSM. O reitor da universidade, Paulo Afonso Burmann, e o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva, estarão no ato.
Desde abril de 2017, uma comissão composta por servidores da UFSM e por dirigentes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) planeja um espaço de homenagens para as vítimas da tragédia, dentro do campus sede, principalmente dedicado às vítimas que eram estudantes da Universidade. Um grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, vinculados ao Laboratório de Paisagismo e Arquitetura, coordenado pelo professor Luis Guilherme Pippi, apresentou um projeto arquitetônico preliminar, ainda em dezembro.
O projeto preliminar prevê uma passarela rodeada por um espelho d’água com 242 esguichos que dá acesso a um prédio com hall para exposições e salas multimídia. Os universitários se inspiraram em parques como Paley Park, em Nova York, Memorial do Vietnã, em Washington, e Museu das Missões, em São Miguel das Missões.
De acordo com o grupo idealizador, a ideia do projeto é garantir um espaço que celebre a vida, sendo refúgio para contemplação, tranquilidade e contato com a natureza. O hall de exposições e as salas multimídia poderão ser utilizadas pelo público, mas também abrigarão memórias das vítimas, pois o objetivo maior do espaço é homenagear as pessoas, uma vez que no local da boate vai ser construído um memorial sobre a tragédia.
Vigília
Depois do lançamento da pedra fundamental, das 13h30min às 17h30min, ocorre uma vigília na tenda dos familiares, na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria. Às 16h30min, no mesmo local, acontece um momento de reflexão, oração e canto. Na sequência, ocorre o tradicional Minuto do Barulho, com palmas para homenagear as vítimas da tragédia. Durante as atividades, familiares de vítimas estarão com a campanha de arrecadação de material escolar para crianças carentes.
Documentário
Também nesta terça, o Cineclube da Boca, da UFSM, exibe o documentário “Depois Daquele Dia“, da Luciane Treulieb, produzido pela TV OVO, às 19h, no auditório do Prédio 67, no campus, no bairro Camobi. A entrada é gratuita.
O filme Depois Daquele Dia apresenta uma narrativa que compreende a maneira como Santa Maria reagiu à tragédia da boate Kiss. Luciane é irmã de João Aloísio Treulieb, uma das vítimas do incêndio.