Manobras da Esquadrilha da Fumaça encantam porto-alegrenses

Milhares de porto-alegrenses se emocionaram e aplaudiram as manobras precisas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), feitas na tarde de domingo sobre a orla do Guaíba, em homenagem aos 246 anos da cidade de Porto Alegre. Por volta das 15h30min a ameaça de chuva desapareceu e às 16h25min, já com sol entre nuvens, sete aviões A29 Super Tucano despontaram no céu, vindos da Base Aérea de Canoas, no sentido Guaíba-Avenida Beira Rio, onde a multidão se aglomerou.
Na terra, aplausos e gritos no momento da chegada da Esquadrilha, que em maio comemora seus 66 anos. Câmeras fotográficas, filmadoras e smartphones apontaram no ar na direção das aeronaves. Depois começaram as evoluções. Ao todo foram 45 manobras que geraram expressões de espanto e admiração em quem estava no chão.
Num carro de som ao lado das barracas do V Comando Aéreo Regional, onde crianças puderam ser vestidas como piloto e serem filmadas e fotografadas, o capitão Glauber comandava animação, narrando e detalhando ao público cada uma das manobras individuais e coletivas dos pilotos. Após cerca de 40 minutos de show ,os sete pilotos se despediram executando evoluções. A voz do líder da Esquadrilha, tenente coronel Marcelo, parabenizando Porto Alegre e agradecendo ao público, foi colocada nas caixas de som.
Na Avenida Beira Rio, o prefeito Nelson Marchezan Júnior agradeceu à Esquadrilha pelo belo espetáculo e aos porto-alegrenses. O comandante da ALA 3, brigadeiro Arnaldo Silva Lima Filho, disse que o show foi um presente para o povo da Capital.