Grêmio encara o Avenida em Santa Cruz na abertura da semifinal do Gauchão

Grêmio encara o Avenida neste domingo. Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Grêmio encara o Avenida neste domingo. Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP
Grêmio encara o Avenida neste domingo. Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Após superar a série de três Gre-Nais e eliminar o Inter do Gauchão, o Grêmio inicia neste domingo a disputa da semifinal do campeonato estadual. O adversário é o Avenida, que jogará em casa, no estádio Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. A partida está marcada para as 16h.
Desde a confirmação da vaga na semifinal, o Grêmio tem tratado de se proteger de qualquer excesso de confiança pelo favoritismo no Gauchão e valorizou a boa campanha que o Avenida tem feito. Em sua última entrevista antes da partida, o técnico Renato Portaluppi ressaltou que o Tricolor terá de igualar a vontade do rival para obter a vaga na final.
“O meu grupo, eu, diretoria, a gente respeita muito o adversário. A gente sabe que todo mundo fala que o Grêmio é favorito. Nem sempre o melhor ganha. Nem sempre quem tem mais estrutura ganha. Dentro de campo são 11 contra 11. Eu sempre digo para os meus jogadores igualarem a vontade do adversário. Se igualarmos a vontade ou até superarmos, a parte técnica poderá fazer a diferença. Para o Avenida é a grande oportunidade deles. Se eu estivesse no lugar deles, daria tudo para conseguir vencer o Grêmio. É isso que eles vão fazer”, afirmou o treinador.
Outro motivo para o Grêmio manter o alerta ligado é a semifinal do Gauchão do ano passado, quando o Tricolor acabou eliminado pelo Novo Hamburgo. O atacante Luan citou que aquele confronto serve de lição para os jogos contra o Avenida. ” O Renato sempre alerta para não sermos surpreendidos, para não repetir o que ocorreu com o Novo Hamburgo. Temos que estar concentrados para qualquer adversário”, disse o camisa 7.

Para o jogo deste domingo, o Grêmio terá um importante reforço. O volante Arthur será titular pela primeira vez no ano. Ele deve ocupar a vaga que foi de Cícero no Gre-Nal da última quarta-feira. O restante do time deve ser o mesmo do Beira-Rio.

O fato de ter melhor campanha que o Avenida no Gauchão dá ao Grêmio apenas a vantagem de mandar o segundo jogo na Arena. Se houver dois resultados iguais, a decisão da vaga na final nos pênaltis. O critério do gol fora de casa com maior valor segue valendo na semifinal.
Gauchão – Semifinal
Avenida
Fabiano; Itaqui, Luís Henrique, Claudinho, Roger; Toto, Cleverson, Fidéliss, Moisés; Alexandre e Welder. Técnico: Fabiano Daitx.
Grêmio
Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Kannemann, Cortez; Jaílson, Arthur; Ramiro, Luan, Everton; Jael. Técnico: Renato Portaluppi.
Árbitro: Jean Pierre de Lima.
Local: Estádio Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul (RS).
Horário: 16h.