Renato exalta momento e afirma: “reinventei o Grêmio”, com 3-5-2

Técnico salientou que está colocando o time "nos trilhos", após instabilidades na arrancada do Brasileiro

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP

Após a vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão e a classificação gremista para as quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Renato Portaluppi celebrou o bom momento da equipe. Com o resultado em Belo Horizonte, o Grêmio acumula três vitórias seguidas. O treinador atribuiu a virada de chave a mudanças promovidas por ele no esquema tático. “Eu reinventei o Grêmio, com esse novo esquema.”

“Porque eu não tinha aqueles jogadores de velocidade. Eu sempre falei para vocês que muitas vezes as pessoas pensam que, com três zagueiros, a equipe fica defensiva”, comentou. “Nem sempre, depende do que o treinador coloca em campo e passa para seus jogadores. Nesses três jogos, o Grêmio foi muito bem com três zagueiros”, acrescentou.

Renato destacou que foi uma partida difícil, com pressão do Cruzeiro e em um gramado que não estava em boas condições e avaliou que o grupo está “aprendendo a sofrer”. Questionado sobre se o momento era de uma virada de chave, Portaluppi afirmou: “Não gosto de usar “virada de chave”, o que posso dizer é que estamos colocando o clube de novo nos trilhos.”

O treinador defendeu a estratégia adotada na segunda etapa, quando o Grêmio se fechou, deixou a bola com o Cruzeiro e segurou o resultado. “Entre a posse de bola e o resultado, ficamos com o resultado.”