Porto Alegre: Zoravia Bettiol recebe chaves para restauro da Casa dos Leões

As chaves da Casa dos Leões foram entregues pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, na tarde desta quinta-feira, para a artista plástica e presidente do instituto que leva o nome dela, Zoravia Bettiol. Agora, com a assinatura do termo de permissão para o uso do espaço, localizado na rua dos Andradas, no Centro Histórico, a equipe poder iniciar os trabalhos de restauro do imóvel.
Marchezan ressaltou a importância da iniciativa, considerada o caminho que dá certo. “A Zoravia e todos os colaboradores são loucos do bem, porque para transformar toda a área que está há décadas abandonadas e chamar a responsabilidade para si é um ato de coragem”, declarou.
Toda a estrutura original vai ser mantida e, no interior, serão feitas as adequações necessárias para atender a demanda do instituto. Emocionado com o momento, o titular da Secretaria de Cultura, Luciano Alabarse, salientou: “A Zoravia é a maior artista plástica gaúcha ainda viva no Estado. Essa ação proposta é maravilhosa, todos estão de parabéns. Hoje o local parece um filme de terror, mas logo vai estar transformado e ocupado pelas crianças, pela arte”, disse.
No próximo dia 5 um grupo, composto por educadores e estudantes de três instituições da Capital farão a pintura no tapume que cobre parcialmente a residência. “Como o secretário falou, hoje pode até dar medo, mas depois vai ser um espaço de prazer, uma área de inclusão em Porto Alegre”, exclamou a artista.
Conforme Zoravia, a residência está há 30 anos sem receber nenhuma melhoria e localizada em um dos pontos em que a arte mais está presente: “Um ponto que conta com 10 espaços culturais no entorno, fácil para os colégios visitarem, fácil para o turismo. O espaço está em decadência, mas vai ser uma reforma total”, destacou.
Ela explica que no núcleo inicial de trabalho, quatro arquitetos trabalharão de forma contínua no projeto. Depois de todos os trabalhos concluídos, oficinas, workshops e outras atividades ocorrerão no local. “Tudo o que hoje funciona no meu instituto em Ipanema vai ser transferido para o Centro. O prédio é lindo, do século 20. Primeira ação a ser feita é o levantamento arquitetônico e histórico”, descreveu. A arquiteta e conselheira Ester Meyer, apresentou um vídeo da história e da perspectiva em 3 D do imóvel.