Gre-Nal: BM utilizará helicóptero com câmera noturna para flagrar possíveis confusões entre torcidas

A Brigada Militar está mobilizando um grande efetivo e projetando ações preventivas para coibir e monitorar possíveis confusões entre torcidas durante o clássico Gre-Nal que será realizado nesta noite no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Durante o evento será utilizado um helicóptero da corporação, equipado com câmera infravermelha, para identificação de torcedores que possam provocar possíveis confrontos.
A partir das 18h, acontece a primeira escolta de torcedores gremistas saindo da Arena rumo ao Beira-Rio. O horário foi escolhido para evitar qualquer confronto entre as torcidas. Os demais torcedores que estiverem na Arena também serão escoltados na sequência pela Brigada Militar.
Conforme o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), tenente-coronel Claudio dos Santos Feoli, a utilização do helicóptero servirá para captar a identificação de possíveis torcedores que busquem algum tipo de confronto. “O Batalhão de Operações Especiais vai atuar na escolta das torcidas do Grêmio. Inicialmente vamos fazer deslocamento da Arena para o Beira-Rio com torcidas organizadas e, num segundo momento, do restante dos torcedores que optarem por esse transporte. Nós vamos utilizar um helicóptero que tem um imageador que nos permite antever qualquer tipo de aglomeração de torcedores que busque algum tipo de conflito”, afirma.
Ainda segundo Feoli, 250 homens do BOE estarão trabalhando no evento. Além disso, efetivo do 1° BPM e policiais de outras áreas irão reforçar o policiamento na região. Haverá também contingente de cavalarianos no entorno do estádio acompanhando a movimentação.
Esquema especial de trânsito e transporte
A EPTC montou esquema especial de trânsito e transporte para o Gre-Nal que ocorre na noite desta quarta-feira no Beira-Rio. A partir das 19h, a linha Especial Futebol, com 12 ônibus, passa a funcionar no Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público), rumo ao estádio.
Além da linha especial, mais de 20 linhas regulares atendem a região pelo corredor da avenida Padre Cacique. Os serviços de lotação, com seis linhas, e de táxi, também serão reforçados para o evento. A EPTC confirmou ainda que a torcida mista sai do Parque Marinha do Brasil, devendo se concentrar na Praça do Canhão.
Após o jogo, a avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) passa a ter sentido único em direção ao Centro, com o monitoramento dos agentes.