Chuva forte bloqueia 30 ruas em Porto Alegre na manhã desta quinta-feira

Ao menos 30 ruas registraram acúmulo de água na manhã de hoje. Foto: Guilherme Testa/CP

Ao menos 30 ruas registraram acúmulo de água na manhã de hoje. Foto: Guilherme Testa/CP
Ao menos 30 ruas registraram acúmulo de água na manhã de hoje. Foto: Guilherme Testa/CP

A chuva forte da manhã desta quinta-feira causou transtornos em Porto Alegre, principalmente no trânsito. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 30 ruas registraram acúmulo de água. Dessas, oito foram bloqueadas totalmente e 22 parcialmente. A região mais afetada pela instabilidade foi a zona Norte.
A circulação de carros foi proibida durante toda a manhã na rua Emílio Lúcio Esteves com a avenida Sertório; rua Dona Sebastiana, entre Assis Brasil e Sertório; rua Marquês do Alegrete; rua Morretes, entre a rua Cerro Azul e avenida Sertório; rua 11 de agosto, rua Piauí e rua São Salvador.
Na rua São Salvador, na zona Norte de Porto Alegre, o motorista de um veículo Honda Civic preto tentou passar na via, mas acabou abandonando o carro em razão do acúmulo de água. O condutor de HB20 teve que chamar o guincho para retirar o automóvel que estava na via. No cruzamento da rua professor Sarmento Barata com a rua 18 de novembro, os condutores tiveram que reduzir a velocidade porque a região estava completamente alagada.
Segundo a EPTC, os motoristas também enfrentaram problemas com alagamentos na saída do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida dos Estados, ao acessarem as ruas Professor Sarmento Barata e 18 de novembro para chegarem a até a Terceira Perimetral.
No Centro de Porto Alegre, a instabilidade forte deixou o trânsito lento na rua Luiz Englert, ao lado do prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em razão do alagamento da via. A região da rua Luiz Englert com a rua Sarmento Leite ficou com água na pista, mas não foi necessário o bloqueio
A chuva na Capital começou na madrugada de quinta-feira por volta das 2h50min. De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, áreas de instabilidade com chuva forte atingiram a cidade e o volume acumulado, até as 9h, atingiu 45,2 milímetros. A média histórica do mês é de 104,4 milímetros. Os volumes de chuva acumulados nos bairros foram de 45,2mm na Tristeza; no Sarandi (44,9mm); na Glória (40,3mm); no Centro (38,6mm) e na Lomba do Pinheiro (29,4mm). O alto volume causou pontos de alagamentos e lentidão em diferentes vias da cidade.