Vistoria em mercado apreende 1,2 tonelada de alimento impróprio no bairro Sarandi

Fiscais da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde apreenderam e inutilizaram hoje 1,24 mil quilos de alimentos armazenados em condições inadequadas para comercialização e consumo humano, na zona Norte de Porto Alegre.
Os agentes autuaram o mercado Oliveira, situado na rua Souza Melo, 277, no bairro Sarandi. O estabelecimento teve suspensa a atividade e manipulação da padaria e açougue. Uma denúncia feita para o Serviço 156 da prefeitura, informando problemas em balcões de refrigeração, açougue com cheiro de esgoto, pães expostos e presença de moscas, além carne com aparência de vencida, motivou a vistoria.
Ao chegar ao local, os fiscais constataram irregularidades e o ambiente insalubre de manipulação. No laudo da inspeção, foram citados carne bovina e de frango sem procedência e fora da validade, pães e salgados deteriorados, mal acondicionados e em temperatura inadequada, e frios, laticínios, doces e outros produtos perecíveis armazenados em uma câmara fria em estado de deterioração.
Além disso, também foram detectados sujeira, utensílios velhos, máquinas utilizadas no açougue e na padaria sujas e enferrujadas, ausência de kit de higienização dos manipuladores e fritadeira com gordura velha. Também não foram apresentados os alvarás de localização e de saúde do estabelecimento.
 
A ação foi acompanhada, em parte, pela Brigada Militar, em função da resistência do responsável pelo estabelecimento diante do trabalho do agente de fiscalização, da médica veterinária e da estagiária da EVA/CGVS/SMS.