Defesa afirma que laudo da PF não confirma vínculo de Lula com repasses da Odebrecht

A defesa do ex-presidente Lula argumentou, após divulgação de laudo pericial da Polícia Federal (PF), que o documento não confirmou vínculo do político com contratos da Petrobras ou recebimento de imóvel para o Instituto Lula. Além disso, o advogado Cristiano Zanin Martins relatou que o laudo da PF indica que a perícia não conseguiu acessar o principal sistema de informações financeiras da Odebrecht.
O argumento de Zanin se baseia na página 122 do documento da PF, sobre o sistema MyWebDay, usado pela empreitera. “Houve destruição deliberada de dados do sistema antes de os arquivos terem sido disponibilizados à empresa responsável pela guarda e elaboração das cópias forenses”, indica a perícia no relatório.
Os advogados de Lula apontam ainda para a página 301. “A análise dos históricos de comandos revelou ainda que três dessas máquinas virtuais tiveram o conteúdo de seus arquivos deliberadamente ‘destruídos’ através do comando ‘shred’, cuja principal funcionalidade é sobrescrever arquivos com dados aleatórios, de modo a destruir o conteúdo dos arquivos, com objetivo de impedir a leitura dos dados previamente existentes ou recuperação por meio de ferramentas forenses.”
Zanin reafirmou o argumento da defesa sobre as acusações. “O Instituto Lula funciona desde 1991 no mesmo imóvel. O ex-Presidente Lula não solicitou ou recebeu da Odebrecht ou de qualquer outra empresa imóvel destinado à instalação daquela instituição. Lula também não solicitou e tampouco recebeu a propriedade do apartamento que é locado pela sua família, com regular pagamento de aluguel.”