Expodireto Cotrijal é lançada com expectativa de aumentar em até 20% o volume de negócios em 2018

Feira vai reunir, em 2018, mais de 500 expositores. Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Feira vai reunir, em 2018, mais de 500 expositores. Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba
Feira vai reunir, em 2018, mais de 500 expositores. Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Foi lançada nesta terça-feira (06/02) a 19ª edição da Expodireto Cotrijal, que vai acontecer de 5 a 9 de março deste ano, na cidade de Não-Me-Toque, no Norte do Estado. A expectativa para uma das maiores feiras do agronegócio, é de que neste ano os resultados obtidos em 2017, sejam superados em até 20%.
No ano passado, os expositores fecharam R$ 2,12 bilhões em negócios e a participação internacional foi destaque, com a presença de representantes de mais de 70 países. Para o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, a melhora no quadro econômico do País favorece o crescimento nas vendas durante evento. “A Expodireto é a segunda do Brasil no início do calendário do ano e muito lançamentos são feitos lá. Então em cima de uma recuperação da economia e visto que o produtor tem bom volume de produtos do ano passado que não comercializou, tudo isso ajuda na perspectiva de negócios. Nós temos convicção que vai superar e pode superar em até 20% o que foi realizado pelas empresas. Caíram as taxas de juros e isso ajuda muito quem vai buscar um financiamento”, afirma.
Em 2018 serão mais de 500 expositores, distribuídos  em 84 hectares, oferecendo ao público o que há de melhor em soluções e serviços para a agricultura e a pecuária, além das novidades em pesquisa e avanços para a agricultura familiar. No ano passado, a Expodireto recebeu mais de 240 mil visitantes.
Além de diversas palestras e fóruns de debates, a Expodireto será palco de audiência público do Senado Federal. Esse evento já foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, com debate sobre o tema “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”. A audiência acontece no último dia da feira, no auditório central do Parque. Para Mânica questões do meio digital também serão alvos de discussões.
“Nós teremos novidade nos materiais com alta produtividade. Agora a agricultura digital é o que vem forte e para ficar. Então nós vamos fazer uma agricultura onde vamos nivelar toda a produtividade. E nós temos grandes eventos como por exemplo uma audiência pública pelo Senado Federal com o tema em cima da situação do país e o que é bom pro agronegócio”, ressalta.
Segundo os organizadores da Cotrijal, todos os lotes já estão comercializados e os visitantes poderão conferir o que há de novidades e oportunidades no mundo do agronegócio. Um dos temas que será destaque é o sistema de plantio direto, levando para os debates o uso da tecnologia ainda mais presente na agricultura. Também na feira deste ano, será homenageado o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Carlos Sperotto que faleceu em dezembro do ano passado. O troféu Semente de Ouro será entregue aos familiares de Sperotto em homenagem a sua contribuição ao agronegócio gaúcho e brasileiro.