Oito soldados e dois caminhões fazem limpeza do Monumento ao Expedicionário

Um dos mais tradicionais pontos turístico e histórico de Porto Alegre, o Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, está passando por uma limpeza. O trabalho, que começou na segunda-feira, é realizado pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul. A manutenção é feita por oito soldados da unidade militar. Dois caminhões são utilizados na manutenção do local. A previsão é que a lavagem para a remoção da fuligem acumulada nas paredes do monumento, a retirada das pichações e da vegetação deva ser concluída até a próxima semana.
O tenente-coronel Daniel Gonçalves, oficial da comunicação social do 4º Grupamento de Engenharia do Exército, disse que é a primeira vez que o Exército executa o trabalho de limpeza da estrutura. “Estamos solidários com a prefeitura de Porto Alegre que atravessa um momento difícil e por este motivo decidimos realizar a manutenção do monumento”, explicou. A Secretaria Municipal da Cultura monitora o trabalho. O tenente-coronel informou que os militares seguem as orientações dos técnicos da prefeitura, utilizando materiais especiais para não comprometer o Monumento.
Localizada no Parque da Redenção, a obra foi inaugurada em 16 de junho de 1957. Na história, o jornal Correio do Povo é o protagonista fundamental por ter idealizado e lançado campanha de mobilização estadual para a construção do monumento, em homenagem aos heróis brasileiros da 2ª Guerra Mundial. A estrutura foi projetada pelo arquiteto e escultor pelotense Antônio Caringi – ele venceu a disputa em concurso público. Os soldados morreram em combate, na Itália, e marinheiros foram vítimas de torpedos de um submarino alemão na costa do Brasil.