Semana abre com tempo ensolarada no RS

O avanço de ar mais seco da Argentina e do Uruguai resulta em tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira. O sol aparece com nuvens em todas as regiões, mas algumas áreas devem ter períodos de maior nebulosidade. O fluxo de umidade que vem do oceano, por exemplo, pode trazer mais nuvens em parte do dia no Leste gaúcho.
A possibilidade de chuva se restringe mais a pontos muito isolados da Metade Norte e do Leste. A temperatura fica agradável para janeiro, com mínimas de 13ºC em São José dos Ausentes e 15ºC em Vacaria. Já as máximas podem chegar a 32ºC em Uruguaiana e 33ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 20ºC e 30ºC.
O sol até apareceu em parte do Rio Grande do Sul, principalmente no sábado, mas o fim de semana foi marcado pela instabilidade, com elevados volumes de chuva em algumas regiões. Choveu muito em vários pontos do Oeste, do Centro e do Noroeste. No sábado, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia situada em Livramento indicou mais de 120 mm.
Áreas produtoras de grãos da Metade Norte, como as regiões de Passo Fundo e Cruz Alta, foram beneficiadas por acumulados acima de 50 mm em diversos municípios. No Sul e grande parte do Leste, onde se concentra a maioria das cidades sob estiagem e perdas na agricultura, a realidade foi outra, com chuva em baixos volumes.
Porto Alegre teve 15 mm em alguns bairros no fim da tarde. A semana vai ter o predomínio do tempo seco com baixos volumes de chuva, assim a tendência é de agravamento da estiagem.