Obras da trincheira da Ceará devem ser retomadas em março

Com 92% dos trabalhos concluídos, as obras da trincheira da avenida Ceará, na zona Norte de Porto Alegre, deverão ser retomadas no mês de março. A previsão é que a conclusão da estrutura ocorra em julho. O anúncio foi feito pelo secretário adjunto Alcimar Andrade Arrais, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), que inspecionou a obra na companhia do presidente da Câmara de Vereadores, Valter Nagelstein, na manhã desta sexta-feira.
Segundo Arrais, a prefeitura obteve um financiamento via Banrisul que vai possibilitar a conclusão dos trabalhos. “O contrato com o banco será assinado em fevereiro. Com o dinheiro liberado, vamos dar início imediatamente a todas as obras paralisadas, entre elas a da avenida Ceara”, destacou.
O vereador Valter Nagelstein disse que a prefeitura de Porto Alegre precisa concluir a obra da Ceará. “Este local é a entrada da cidade. Não sei se a obra ficará pronta para a Copa do Mundo da Rússia”, ressaltou.
Nagelstein informou que os vereadores vão propor ao prefeito Nelson Marchezan Júnior que a parte da obra próximo da avenida Farrapos seja liberada ao trânsito de veículos. “A nossa ideia é que a obra estivesse pronta no mês de março quando do recomeço das aulas”, acrescentou.
O presidente da Câmara de Vereadores afirmou que a não conclusão da trincheira da avenida Ceará impacta a vida dos moradores, dos comerciantes da região e de todo mundo que chega em Porto Alegre pela BR 116. “É inaceitável que uma cidade como Porto Alegre tenha que padecer quatro anos porque a construção da trincheira da Ceará ainda não foi concluída”, lamentou.
Os trabalhos na avenida Ceará começaram em janeiro de 2013, e deveriam estar concluídos em dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati. Nesta manhã, apenas um funcionário da empresa Conpasul, responsável pelo empreendimento, estava no local para cuidar dos materiais existentes no canteiro de obras. O local chegou a ter 100 trabalhadores, antes da crise financeira da prefeitura. Os trabalhos foram paralisados em junho de 2017.
A construção da trincheira da avenida Ceará, com 300 metros de extensão, foi orçada em R$ 32 milhões. A obra tinha a previsão de estar concluída na Copa do Mundo de 2014. A estimativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é de que aproximadamente 75 mil veículos circularão diariamente no cruzamento da trincheira com a avenida Farrapos.