100 das 400 bicicletas do BikePoa já chegaram na Capital

Estação BikePoa será transferida para a zona Sul da Capital. Foto: Divulgação PMPA
Novos equipamentos do BikePoa já chegaram em Porto Alegre: Divulgação PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou na tarde desta sexta-feira (26) que, segundo informações da Tembici, 11 das 41 estações do novo sistema de aluguel chegaram nesta quinta-feira, 25, em Porto Alegre. Além disso, 100 das 410 bicicletas também estão na capital. O cronograma de instalação será divulgado nos próximos dias. As bicicletas vieram da cidade mineira de Varginha.
O novo projeto de compartilhamento de bicicletas de Porto Alegre, anunciado em agosto do ano passado, era previsto para entrar em operação no mês de dezembro de 2017, mas até o momento não se concretizou. A reportagem tentou contato com a Tembici – responsável pela troca de todo o sistema – por telefone e e-mail, mas sem sucesso.
Rádio Guaíba expôs problemas no serviço
Enquanto isso, o BikePoa opera com menos de 20% do total de bicicletas antes disponíveis à população. A Rádio Guaíba monitorou o serviço, por meio de aplicativo no celular, entre os dias 3 e 5 de janeiro. No período analisado, o dia que finalizou com maior número de bicicletas disponíveis somou 81. A licitação previa 400 bikes, distribuídas em 40 estações. Vinte e três delas ficaram sem nenhuma bicicleta disponível no horário de verificação do serviço em ao menos um dos dias analisados pela reportagem. A consulta ocorreu após as 23h, horário limite para a devolução das bikes às estações.
A Tembici destacou, à época, que as bicicletas danificadas não estão sendo repostas devido à troca do sistema.
Serviço
Um levantamento da Prefeitura da Capital mostrou que Porto Alegre já teve mais de 270 mil usuários cadastrados e 1,8 milhão de viagens realizadas desde 22 de setembro de 2012. Para usar o BikePoa, o usuário paga R$ 5 pelo passe diário ou R$ 10 para utilizar o serviço durante todo o mês.
Novo sistema
O novo modelo de bike da Tembici vai ser mais robusto, com peças que não poderão ser usadas em outras bicicletas, nem vendidas, visando a segurança do sistema. As novas bicicletas foram fabricadas pela empresa canadense PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento. Atualmente, para comprar o passe é necessário ter cartão de crédito. Já o novo sistema prevê integração com o cartão TRI.