PP marca para início de fevereiro desembarque do governo Sartori

O Partido Progressista (PP) marcou para o próximo dia 5 de fevereiro a data de confirmação para o desembarque do governo Sartori. O diretório estadual estará reunido em Porto Alegre para ratificar a saída da base governista e definir o nome progressista para disputar a corrida eleitoral ao Palácio Piratini. Até o momento, três indicados disputam a candidatura própria ao governo gaúcho: deputado federal Luis Carlos Heinze, prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin, e o advogado Antonio Weck, de Novo Hamburgo.
No encontro, os 155 integrantes do diretório estadual do PP vão bater o martelo para deixar a base no dia 3,17 ou 24 de março. Conforme o presidente estadual do partido, Celso Bernardi, a costura para uma candidatura própria se faz necessária para fortalecer ainda mais a sigla. “O PP vai apresentar uma candidatura própria porque esta é a vontade de mais de 90% das nossas bases. Elas manifestaram esta vontade, então nós vamos fazer uma pré-convenção exatamente para consolidar isso. Evidente que com uma candidatura própria é natural a nossa saída do governo”, diz.
Celso Bernardi também rechaçou qualquer possibilidade de permanecer ao lado do governo Sartori. Com o desembarque, o PP deixará o comando das Secretaria da Agricultura e dos Transportes, além da direção do Instituto de Previdência do Estado (IPE), por exemplo. Consultados, os secretários Ernani Polo (Agricultura) e Pedro Westphalen (Transportes) garantiram acatar a determinação do partido.
O presidente estadual do PP esclarece, porém que a saída da base governista não vai se transformar em votos contrários ao Piratini, uma vez que a bancada progressista conta com sete deputados na Assembleia Legislativa. “Nós vamos votar a favor do governo Sartori e vamos dar continuidade ao projeto, mesmo que tenhamos uma forma de gestão um pouco diferente”, afirma.
Por fim, Celso Bernardi ainda foi questionado para dar uma nota ao governo Sartori, porém desconversou.“Não sou da matemática”, pontuou.