Entra em vigor termo que permite uso do Porto Seco o ano inteiro pelas escolas de samba da Capital

Entrou em vigor ontem o termo que permite o uso do Complexo do Porto Seco, na zona Norte de Porto Alegre, pela Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa) e pela União das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (UECGPA). A vigência do acordo é de dois anos, podendo ser prorrogada uma vez. A iniciativa permite que as agremiações carnavalescas firmem uma Parceria Público-Privada (PPP) e possam ocupar a área o ano todo. Os desfiles de 2018 foram marcado para os dias 23 e 24 de março.
Na reunião, o prefeito Nelson Marchezan Júnior ressaltou as dificuldades financeiras do Executivo e reforçou que o Município é parceiro das entidades. Ele reiterou que a cidade está inviabilizada em várias áreas e que nenhum problema vai ser resolvido se não forem revisadas a planta do IPTU e a concessão de reajustes automáticos ao funcionalismo. O prefeito lembrou, também, que Porto Alegre está impedida de buscar empréstimos internacionais após ter a nota do Tesouro Nacional rebaixada de B para C, no fim do ano passado.
O que prevê o acordo
Desde essa quarta-feira, o Município permite o uso do Complexo Cultural do Porto Seco para a realização de eventos e atividades, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O Município se compromete a reparar a rede elétrica (hoje avariada) e a fazer limpeza e capina.
Já a Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas (SMPE) vai desenvolver, durante o período da concessão, estudos de custos para uma estrutura definitiva e qual a melhor forma de a iniciativa privada gerir o espaço.
Carnaval de Porto Alegre: veja o cronograma previsto
26 e 27 de janeiro: Mostra de sambas enredo na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina
2 de fevereiro: Sorteio da ordem dos desfiles
23 de fevereiro e 9 de março: Descidas da Borges
22 de março: Ensaio Técnico (muamba)
23 de Março: Desfile da Série Prata, no Complexo Cultural do Porto Seco
24 de março: Desfile da Série Ouro, no Complexo Cultural do Porto Seco
7 de abril: Estandarte de Ouro, no Pavilhão de Eventos da Liespa no Complexo Cultural do Porto Seco