Prefeitura de Porto Alegre recolhe contêineres no entorno do TRF4

Foto: PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou, ainda na tarde dessa segunda-feira, o recolhimento de 73 contêineres localizados no entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no bairro Praia de Belas. A ação decorre das mobilizações em torno do julgamento de um recuros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 8ª Turma da Corte.
O serviço é executado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A reposição dos contêineres para região está prevista para quinta-feira. Moradores da região devem ficar atentos à operação da Coleta Domiliciar do DMLU, que vai recolher resíduos orgânicos até o reposicionamento dos contêineres.
Com o objetivo de facilitar a orientação dos moradores das ruas atingidas, os pontos para o descarte eventual dos resíduos serão identificados por meio de adesivos, colados no passeio público.
Ambulâncias
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também preparou serviço para atender a população que se dirigir ao TRF4, nesta quarta-feira. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) estarão próximas ao local a partir das 7h e seguem até às 19h. Um veículo vai ficar estacionado no perímetro acompanhando as forças de segurança, instaladas na Casa do Gaúcho e outro fora do perímetro de isolamento, e em área protegida no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), no estacionamento da EPTC.
Uma ambulância da Brigada Militar também vai ficar instalada dentro do perímetro e um ponto de atendimento com consultório e sala de estabilização temporária vai ser montado junto ao Deca. Também vai haver reforço de escala na Central de Regulação do Samu e no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e organização da rede de Emergências Hospitalares.
Água
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai disponibilizar pontos de água no Anfiteatro Pôr do Sol, próximo ao acampamento do Movimento Sem Terra (MST).
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, divulgou ontem um esquema especial para segurança do tribunal. Ele explicou que o perímetro do tribunal passa a ser bloqueado às 12h desta terça e que a segurança vai ser aérea, terrestre e naval. O isolamento vai ser feito com gradis e também com parte do efetivo militar.