Lula chega a Porto Alegre perto das 15h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve chegar a Porto Alegre perto das 15h desta terça-feira. A assessoria do Instituto Lula confirmou a previsão. Condenado a nove anos e meio de prisão, o ex-presidente vai ter um recurso julgado, em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), nesta quarta-feira.
Segundo informou a Frente Brasil Popular, o petista deve comparecer à mobilização marcada para as 18h, na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Após o ato, Lula deve voltar a São Paulo, de onde deve acompanhar o julgamento do TRF4.
Lula deve desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho e seguir para o hotel Sheraton, sob forte aparato de segurança. Quartos em um dos andares do prédio foram reservados para políticos do PT, conforme apurou o apresentador da Rádio Guaíba, Felipe Vieira.
Prescrição
Paralelamente ao pedido de absolvição no processo envolvendo o triplex no Guarujá, advogados do ex-presidente Lula pediram aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, que reconheçam a prescrição dos supostos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção atribuídos ao petista. Os defensores entendem que houve esgotamento do prazo para o Estado punir Lula pelos delitos que, segundo a acusação, ocorreram em 2009. Segundo a defesa, estes tipos de crime prescreve em seis anos.
Defesa divide tempo de explanação
Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguem negociando o tempo para explanação das teses de defesa do petista. A parte do réu conta com 15 minutos (para cada advogado) para apresentar argumentos, contra 30 minutos do Ministério Público Federal (MPF), que vão ser divididos com a assistência de acusação, da Petrobras. O MPF deve usar 20 minutos e o advogado da estatal, dez.
Abaixo-assinado pró-Lula bate 200 mil adesões
Um abaixo-assinado aberto na internet em defesa da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito de 2018, batizado de “Manifesto Eleição sem Lula é fraude”, ultrapassou a marca de 200 mil assinaturas, estabelecida pelos idealizadores. Aberto no site Change.org, o manifesto argumenta que o processo contra o ex-presidente busca impedi-lo de participar das eleições.
Notáveis em diversos setores assinaram o manifesto, como o ganhador do prêmio Nobel da Paz, Adolfo Peres Esquivel; Noam Chomsky, linguista, filósofo e cientista; os cineastas Costa-Gavras e Oliver Stone; os ex-presidentes Rafael Correa (Equador), Pepe Mujica (Uruguai), Ernesto Samper (Colômbia) e Cristina Kirchner (Argentina); o cantor e compositor Chico Buarque, entre outras personalidades. No Twitter, o ex-presidente Lula compartilhou o link para o abaixo-assinado.