Advogado de Lula na ONU vai acompanhar sessão de julgamento no TRF4

O advogado britânico e conselheiro da rainha, Geoffrey Ronald Robertson, que representa Lula na Comissão de Direitos Humanos da ONU, vai poder acompanhar, em Porto Alegre, a sessão em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julga, na quarta que vem, um recurso do ex-presidente contra a condenação do juiz Sérgio Moro no caso triplex. O desembargador Leandro Paulsen, um dos magistrados que compõem a 8ª Turma da Corte, autorizou a presença dele. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Inicialmente, o julgamento previa apenas a entrada de defensores, Ministério Público Federal, réus e desembargadores. Jornalistas devem ficar em uma sala de imprensa, acompanhando a transmissão interna via telão. Nessa quinta-feira, o Tribunal confirmou que também vai veicular o julgamento no Youtube.
O advogado britânico vai poder assistir o julgamento com tradução simultânea, fora da sala de sessões. Isso porque, segundo Paulsen, a realização de tradução oral simultânea, in loco, causa movimentação e ruído capazes de dispersar a atenção dos julgadores.
ONU
Robertson vem adotando linha de defesa de que o julgamento de Lula não respeita o estado de direito no Brasil. A próxima reunião dos peritos da ONU acontece somente em março.
Em julho de 2016, quatro meses depois de Lula ter sido levado coercitivamente para depor pela força-tarefa da Lava Jato, os advogados do ex-presidente protocolaram uma queixa formal contra o Estado brasileiro.
Geoffrey Robertson, que vai acompanhar o julgamento do TRF4, já se disse incrédulo sobre as chances de reversão da pena do ex-presidente. “Moro e os colegas estão dizendo que ainda há recursos para Lula na Justiça. Nós estamos alegando que não há mais recursos aqui porque a Justiça do Brasil é totalmente parcial. Portanto, temos de ir às instâncias internacionais, onde há uma Justiça verdadeira”, chegou a afirmar o defensor, em setembro de 2017.