Santa Catarina tem mais de 1,7 mil pessoas desalojadas devido às fortes chuvas

Com a melhora do tempo em Santa Catarina, mais especificamente na região de Florianópolis, a Defesa Civil começa a contabilizar os estragos e a ajudar na reconstrução de alguns locais que foram danificados pela chuva. Conforme o último boletim divulgado pelo órgão catarinense, na manhã desta sexta-feira, 3.751 pessoas e 937 residências foram atingidas. Desse número, 1.710 pessoas estão desalojadas e outras 155 desabrigadas.
A Defesa Civil catarinense também confirma duas mortes, uma pessoa ferida e outras duas pessoas que ainda estão desaparecidas. As duas vítimas fatais são um homem que foi encontrado submerso próximo a um bueiro, em Florianópolis, e uma menina de 8 anos que morreu atingida por uma árvore em São João Batista.
Ao todo são 21 municípios afetados pelas chuvas: Lauro Muller, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Navegantes, Taió, Camboriú, Porto Belo, Governador Celso Ramos, Tijucas, Palhoça e Canoinhas.
A capital, Florianópolis foi uma das áreas mais atingidas. A Prefeitura da cidade decretou situação de emergência ainda na quinta-feira. O coordenador da Defesa Civil na Capital catarinense, Luís Eduardo Machado, destacou, em entrevista à Rádio Guaíba, que a precipitação dos últimos três dias superou o que era previsto para o mês de janeiro. “Nós tínhamos a previsão de 150 milímetros para janeiro, mas agora estamos trabalhando com índice de 409 milímetros. E esta chuva ficou toda concentrada em Florianópolis”, afirmou.
Machado comentou que os gaúchos que desejam seguir para Santa Catarina para aproveitar a região do litoral encontrarão dificuldades no trânsito. O coordenador da Defesa Civil salientou que a mobilidade ainda está muito deficitária. “Tivemos diversas vias e ruas interditadas, embora não tenhamos recebido nenhum relato da Polícia Rodoviária Federal de que a BR 101 foi atingida. Além disso, as praias não foram atingidas por essa forte chuva. Não temos registro de problemas nos nossos balneários”, completou.